Fonte: A Crítica
A Secretaria Estadual de Habitação quer a parceria do Senai para qualificar em cursos da área da construção civil as famílias que serão atendidas pelo Projeto Lote Urbanizado, lançado no início de outubro pelo Governo do Estado. Para alinhar esse acordo, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, recebeu, nesta sexta-feira (11), no Edifício Casa da Indústria, a secretária estadual de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, acompanhada da secretária-adjunta Ilídia Miglioli Sokoloski e do gerente de implantação do Projeto, Fernando Delgado.
“Considero uma grande oportunidade tanto para o Governo quanto para o Senai. De um lado, será atendida uma necessidade de qualificação dos trabalhadores que vão atuar na construção das moradias populares por meio do programa habitacional que o Governo do Estado está para implantar, enquanto de outro lado, o Senai terá uma maior penetração nos municípios do Estado no que diz respeito à formação das ocupações da construção civil que, sabemos, é uma das maiores carências principalmente em cidades do interior”, avaliou Jesner Escandolhero sobre a possibilidade de concretizar a parceria.
Na reunião, o diretor-regional e o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Leandro Gustavo Neves, fizeram uma apresentação sobre os serviços oferecidos na área de profissionalização da mão-de-obra da cadeia da construção civil e, para atender à necessidade de qualificação no caso do “Lote Urbanizado”, indicaram o programa “Aprendendo a Construir” do Senai.
“Um dos aspectos positivos do programa é que os cursos podem ser realizados em horário flexível e os profissionais se tornam multiplicadores do conhecimento em seu local de trabalho, o que seria ideal para atender às famílias do projeto”, expôs Jesner Escandolhero, citando ainda a edificação a Escola da Construção, que será inaugurada em Campo Grande (MS) em fevereiro de 2017 e ofertará, no primeiro ano de funcionamento, cursos de pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, encanador, gesseiro, técnico em edificações, tecnólogo em construção, técnico em móveis, marceneiro, desenhista em CAD e técnico em segurança do trabalho, e disponibilizará 2.100 vagas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
“Trata-se de uma estrutura que vai materializar e unificar todas as competências e condições para executar um programa esse do Governo do Estado em nível estadual, além da infraestrutura toda adequada ela também vai comportar uma equipe especializada, que será necessária para os momentos de capacitação na prática, no canteiro de obras”, emendou Jesner Escandolhero.
A secretária Maria do Carmo Avesani Lopez afirmou que a expertise do Senai será determinante para o sucesso do projeto. “O Governo lançou o Programa Lote Urbanizado, um sistema de autoconstrução, em que as famílias recebem um lote e constroem as próprias casas e, por isso, existe uma preocupação em assegurar a qualidade dessa moradia. Conversando com o Senai, dentro de todo o conhecimento e expertise, estivemos analisando a possibilidade de uma parceria para qualificação dessa mão-de-obra, o que, inclusive, além de trabalhar a qualidade da sua própria moradia, vai formar um profissional para o mercado de trabalho. Estamos iniciando esse diálogo, mas o que nós assistimos aqui nos deixou extremamente animados e motivados em tentar viabilizar essa parceria, que será importante, tanto para a área da Habitação, quanto para a formação de trabalhadores”, declarou.