Fonte: Tribuna Hoje
“Eu morava na lama, praticamente em um buraco, e agora tenho meu cantinho pra morar. Tudo vai mudar na minha vida, quando eu receber minha nova casa”. Com essas palavras, Jorge Carlos de Araújo descreve a emoção de ver o nome sorteado para o residencial Morada do Planalto.
Na manhã desta quinta-feira (04), no Auditório da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal (CEF), no Farol, foi realizado o sorteio das unidades para os beneficiários do Residencial Morada do Planalto, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O residencial está localizado no Benedito Bentes e contempla 1.200 unidades habitacionais.
Sorteio das casas do Residencial Morada do Planalto (Foto: Marco Antônio / Secom – Maceió)
O sorteio foi acompanhado por alguns dos futuros moradores, membros do Conselho Municipal de Habitação, movimentos sociais, equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e foi conduzido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e da CEF, banco responsável pelo financiamento.
Juliana Barbosa da Silva realizou a pré-inscrição por meio do agendamento online, em 2016, e agora vai realizar o sonho da casa própria. “Com muita emoção, estou realizando esse meu sonho. Passei por muitas dificuldades, até por um divórcio, nesse meio tempo. Mas agora tudo vai mudar na minha vida, vou parar de pagar aluguel, que pago 500 reais, e vai ser um alívio ter a minha casa própria”, explica.
(Foto: Marco Antônio / Secom – Maceió)
O processo foi realizado de forma automática e dividido em três etapas: primeiro, foram sorteadas as unidades para 46 pessoas com deficiência. Em seguida, 76 casas para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Por fim, foi realizado o sorteio geral.
Com isso, cada beneficiário ficou sabendo da rua, quadra, lote e unidade do futuro endereço. Na próxima semana, nos dias 11 e 12, ocorrerá a assinatura de contrato do residencial. A entrega será realizada até o final do mês.
Para o gestor da Sedet, Mac Lira, avançar mais essa etapa é primordial para a redução do déficit habitacional de Maceió. “Hoje sorteamos as unidades para 1.200 famílias. Com isso, estamos reduzindo ainda mais o déficit de Maceió e não apenas isso, essas pessoas agora terão casas com infraestrutura, asfalto, energia elétrica, e toda a dignidade que merecem. Estamos bastante contentes por realizar esse sorteio e até o final do mês, vamos entregar as chaves para os beneficiários”, afirma o secretário.
Maria Quitéria da Silva realizou a inscrição por meio da Defesa Civil, após sua casa ter sido considerada de risco. “Meu nome saiu e eu agradeço demais. Moro em Guaxuma, minha casa já caiu uma parte, e eu fui correndo salvar os animais e meus dois filhos. Até pensei que ia morrer naquela casa, mas graças à Prefeitura, eu vou ganhar a minha casa. Agora, eu quero só me mudar e começar uma nova vida. Agradeço ao prefeito por ter proporcionado isso e que ele possa contemplar muitas outras pessoas do mesmo jeito”, afirmou, emocionada.
(Foto: Marco Antônio / Secom – Maceió)
Confira abaixo a lista completa, com nome, CPF e referencia do sorteio.
O resultado do sorteio também será publicado na edição de sexta-feira (05) do Diário Oficial do Município (DOM).