Fonte: O Tempo

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar novas vistorias em todos os 15 mil imóveis que tiveram o valor do IPTU definido por aerolevantamento. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (3), pela Secretaria Municipal de Finanças, que informou que o trabalho de verificação já está ocorrendo desde o dia 14 de fevereiro. A previsão é que o trabalho de visitação esteja encerrado em junho deste ano.

Segundo a prefeitura, a verificação não está gerando custos adicionais ao município, pois fazem parte do contrato firmado com a empresa de aerolevantamento.

Ainda segundo o executivo municipal, a taxa de sucesso em ter acesso aos imóveis arbitrados é de 90% e até o dia 25 de março foram vistoriados 3.641 imóveis. Outros 11.345 imóveis ainda precisam passar pela revisão. O trabalho não está sendo feito de forma agendada.

A prefeitura não soube informar a variação média dos valores revistos com os preços definidos por aerolevantamento.

A decisão de fiscalizar todos os imóveis amplia o compromisso da prefeitura assumido em uma audiência pública realizada no dia 21 de fevereiro deste ano, na Câmara Municipal. Com isso o risco dos moradores perderem o prazo de questionamento é eliminado, bastando permitir a entrada dos agentes municipais para fazer a vistoria dos imóveis.

No começo de 2017, o levantamento aéreo gerou reajustes de até 2.000% nos valores anteriores do IPTU, o que gerou uma onda de reclamações. Nos primeiros sete dias úteis do ano, o número de reclamações acerca do tributo chegou a 3.587, um aumento de 116,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.