Fonte: G1 Piracicaba e região

A maior obra do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, em Piracicaba (SP) está parada há cinco meses. O processo para seleção dos moradores do local gerou fila em 2015, com quase 6 mil candidatos. Os conjuntos Vida Nova 1,2,3 e 4, no bairro Gran Park, já estão atrasados porque começaram a ser construídos em julho de 2014 e deveriam ter sido entregues em outubro do ano passado. Caixa informou que analisa a situação.

No local da obra, não há funcionários, somente um vigilante. As máquinas estão paradas e materiais de construção se deterioram no local. Os trabalhadores foram dispensados do serviço há cinco meses. Enquanto isso, pessoas que foram contempladas com apartamentos têm que enfrentar mais essa fila.

A cuidadora de idosos Eliana Cesário diz que há 20 anos se inscreve em programas habitacionais em Piracicaba. Ela afirmou que ganha aproximadamente R$ 1 mil por mês e paga R$ 600 de aluguel. “Pedi pelo amor de Deus para me darem algo para fazer, uma roupa para passar, por exemplo. Tenho que fazer alguma coisa para poder pagar minhas contas.”

Eliana contou que enfrentou a fila em 2015. “Passei fome, tomei chuva, esperei horas. Primeiro falaram que era iriam entregar o apartamento em 2015, depois ficou para este ano e disseram que a gente ia passar o Natal e o ano novo na casa nova, mas até agora nada”, afirmou.

A dona de casa Aparecida Heloísa Jud, que também aguarda a entrega de uma unidade no local, reclamou da demora. “Não é uma espera apenas longa, mas é angustiante. É tudo um grande circo e eu me sinto a palhaça desse circo”, disse.

Prefeitura e Caixa
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) informou, em nota, que foi responsável apenas pelo cadastro das pessoas que participariam do sorteio dos apartamentos e que a responsabilidade pela fiscalização é da Caixa Econômica Federal.

Também em nota, a Caixa informou que adotou medidas previstas em casos de paralisação de unidades do Minha Casa, Minha Vida e que, no caso dos conjuntos Vida Nova, estão em análise técnica a reprogramação do cronograma feito pela construtora e a situação jurídica doa obra. Não foi divulgado um novo prazo para entrega dos apartamentos.