Fonte: Gazeta Online

Comprar um imóvel para alugar é uma alternativa vantajosa de investimento, mas é importante conhecer o mercado antes de fechar negócio. A localização e a tipologia da unidade, por exemplo, podem influenciar no tempo de espera para alugá-la.

O investimento em um imóvel tem duas formas de ganho: o retorno em aluguel e a valorização do patrimônio. “Muitas pessoas compram uma unidade financiada pensando em pagar as parcelas com o dinheiro do aluguel. Não é um pensamento errado, mas é preciso planejar como a conta será paga caso o imóvel fique desalugado”, analisa o economista Mário Vasconcelos.

Não é possível prever em quanto tempo o bem será escolhido por um inquilino, mas existem unidades com mais liquidez do que outras. “Apartamentos menores, de um ou dois quartos, são mais fáceis de alugar. Além disso, é importante verificar se a região é interessante para moradia, se possui serviços e fácil acesso”, orienta o profissional.

Publicidade

O diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES) Augusto César Andreão recomenda que o comprador pesquise os preços dos aluguéis na região. “O valor de um aluguel considerado vantajoso representa, em média, 0,4% do custo da unidade residencial. No caso de comerciais, a taxa oscila muito, porque estas unidades dependem mais do momento econômico do país”.

Manutenção

Ao ser tornar locador de um imóvel é preciso assumir algumas responsabilidades. Se houver alguma necessidade manutenção, como consertar um vazamento, o proprietário deverá resolver o problema. Por isso, é sempre importante ter uma reserva financeira para este fim.

“Primeiro, será apurado se o problema é realmente da unidade ou se foi ocasionado por um vício de construção, mau uso do inquilino ou por outras unidades e área comum do condomínio. Se for comprovado que é do imóvel, o proprietário terá que arcar a manutenção”, explica Augusto.

Também é necessário se resguardar para casos de inadimplência. “Alugar por meio de uma imobiliária é mais simples, porque a empresa faz uma análise do locatário e não fecha negócios informais. Mas em todos os casos, é importante a figura do fiador ou alternativa que o substitua”, alerta.

Para acertar

– Imóveis de um e dois quartos alugam mais rápido

– Tenha uma reserva para manutenções e para o período que o imóvel ficar desocupado, pois terá de pagar condomínio, água, energia e financiamento

– Exija fiador ou outra modalidade equivalente

– Pesquise o aluguel na região. Retorno equivale a 0,4% do valor do imóvel

– O dono paga por taxas extras de condomínio