Fonte: G1 Goiás
Um empreendimento de alto padrão será palco de uma exposição de telas e esculturas no Setor Marista, em Goiânia. A mostra Expressão Contemporânea usará um apartamento no 5º andar para expor trabalhos de quinze artistas, entre eles Leda Catunda, Vila Tuobas, Frei Confaloni e os goianos Siron Franco e Marcelo Solá, além de Antônio Poteiro, português que também morou na capital goiana. O evento gratuito começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30).
Também estarão presentes na mostra obras do baiano Emanoel Araújo, fundador do Museu Afro Brasileiro e curador da exposição Brasil 500 anos e do mineiro Farnese de Andrade, ganhador da Bienal de Veneza.
Curadora da exposição, Eliane Miclos, afirma que a realização de exposições dentro de apartamentos têm se tornado tendência fora do Brasil e, agora, chega a Goiânia com a proposta de estimular a arte na capital.
“É uma tendência que está acontecendo muito no mundo todo e começou para poder aproveitar os bochichos durante grandes feiras internacionais, que acontecem em Nova York, Miami e São Paulo. Aproveitar que é um assunto em alta e aproveitar o bochecho para acrescentar o circuito de arte”, relata.
A curadora afirma que a exposição segue a linha da mistura da arte moderna e contemporânea e que as obras expostas foram selecionadas para ter uma harmonia entre elas e os artistas.
“Queremos mostrar que um apartamento pode ser lindo, mesmo sem nenhum móvel. Mesmo vazio, é possível ver um apartamento lindo, sem nada além de arte. Eu tentei fazer um diálogo entre as artes, o critério usado, trazendo desde uma escultura de barro até o requinte da escultura do Andrade, em resina, além da presença também de muitos artistas goianos”, diz.
Idealizador do projeto, Guilherme Pinheiro de Lima, diretor da GPL Incorporadora, explica que a proposta é uma forma de demonstrar apoio à arte goiana e, além disso, de estimular novas ações do tipo.
“Em Goiânia, nós percebemos que todos gostam de arte, mas temos essa necessidade, essa carência de interagir mais com arte, temos grandes artistas para nos orgulhar, mostrar e surgiu a idéia de tentar projetar esse evento. No começo achamos algumas dificuldades, mas a gente conseguiu desenvolver e o projeto ficou muito bacana. Não está parecendo um apartamento e sim uma galeria de arte. Então, estou orgulhoso com o negócio. Muito bacana, montagem interessante, parece que estamos em Nova York”, disse.
Quanto ao fato da exposição ser realizada dentro de um apartamento, o diretor afirma que acredita que a arte está diretamente relacionada a arquitetura.
“Nós estamos muito ligados à questão da manifestação artística, e é uma forma de apoiarmos artistas, em contato com esse mundo que tem tudo haver com arquitetura, com o lado mais lúdico da coisa. E, junto à Eliane, conversamos e ficou um resultado muito legal. É primeira ação desse tipo, então, como toda primeira vez, estamos na expectativa de aceitação, de qual vai ser o grau de interesse das pessoas. Nunca vi um apartamento combinar tanto com uma galeria”, relata Lima.
Na arquitetura do empreendimento, o incorporador afirma que foi utilizada a linha contemporânea, a mesma da exposição. “Elencamos arquitetura contemporânea dentro de um neoclássico, neo-contemporâneo, porque existe um modernismo. Quando fizemos a arquitetura e pensamos na quadra, pensamos nesse complexo, como um parque, para se comunicar da mesma maneira, ter o mesmo padrão entre as três torres, mas não só isso, formatamos o interesse de cada torre ter a sua individualidade”, revelou o incorporador.
A exposição será no 5º andar do apartamento Victorian Living Desire, apartamento que integra uma das três torres do Parque Arquitetônico Privativo, que é um complexo arquitetônico desenvolvido por três incorporadoras. O empreendimento, localizado no Setor Marista, têm previsão para ser entregue no final do ano.
Serviço:
Mostra Expressão Contemporânea
Local: 5º andar do Victorian Living Desire, no Parque Arquitetônico Privativo, na Rua 36, no Setor Marista
Data: entre os dias 27 e 30 de abril
Horário: das 10h às 19h
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Entrada gratuita
* Danielle Oliveira é integrante do programa de estágio entre a TV Anhanguera e Faculdades Alfa, sob orientação de Elisângela Nascimento.