Fonte: Ademi
O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (Ademi), Bruno de Serpa Pinto, afirma que os estoques de imóveis na cidade estão chegando ao fim. A declaração foi dada durante o Prêmio Top Imobiliário de 2016, evento realizado em parceria com O GLOBO-Niterói. De acordo com Serpa Pinto, a retomada do setor deve se dar pela Região Oceânica.
– É a última chance para quem quiser comprar imóveis em patamares anteriores à crise – disse ele. – A inauguração do túnel Charitas-Cafubá vai tornar a Região Oceânica um vetor natural de desenvolvimento imobiliário.
De acordo com ele, uma forma de garantir fôlego ao setor é a revisão do Plano Diretor da cidade e dos planos urbanísticos. O presidente elogiou ainda o pacote de medidas de ajuste fiscal apresentado pela prefeitura de Niterói:
– Estou certo de que o nosso setor pode ser uma alavanca para a geração de emprego e a redução da criminalidade.
Na análise de Serpa Pinto, o mercado sofre os efeitos da crise econômica pela qual passa o país. O cenário atual foi destrinchado em palestra do economista Rodrigo Constantino.
– O mercado imobiliário está sofrendo. Uma boa notícia é que o governo federal parece ter se dado conta do problema e provou isso ao colocar a equipe econômica atual para realizar as reformas necessárias – disse Constantino.
O prefeito Rodrigo Neves (PV) reafirmou a importância da aprovação do pacote de ajuste fiscal enviado à Câmara.
Devido à crise, este ano quase não foram lançadas novas unidades em Niterói. Foram premiadas 18 empresas que se destacaram na última década, além de parceiros importantes da associação no período. Também foi feita uma homenagem ao empresário Ronaldo Gabry, falecido em 2013.