Fonte: TV Diário
Em Ferraz de Vasconcelos, a Polícia Militar faz na manhã desta terça-feira (4), uma reintegração de posse em um condomínio que fica na Vila São Paulo.
Segundo a Prefeitura, a construção dessas casas começou em 2008. Mas parou em 2010, depois da falência da construtora responsável pelo empreendimento do programa Morar Bem.
Essa é a terceira vez que a PM acompanha uma reintegração de posse no local. Cerca de 30 famílias ainda estão no local. No total 98 policiais em 18 viaturas estiveram na Vila São Paulo. Oficiais de Justiça também estiveram na ação.
Não houve confronto e os invasores usaram os caminhões alugados pela Prefeitura para fazer os transportes de seus móveis e pertences. “Fizemos o planejamento houve todo um esquema de juntar os órgãos públicos para fazer a reunião final para retirar inicialmente 170 famílias. No decorrer de 10 dias fomos trazendo avisos da reitengração, caiu para 90 famílias e nesta terça-feira tinham 30 a 40 famíias para retirada”, contou o major da PM, Roberto Caruso.
O desempregado Cleiton de Brito Félix era um dos ocupantes das casas. “Eu não acho que essa casa é minha, acho que é do povo. E o nosso prefeito tinha que olhar pelo povo dele. Fomos lá pedimos para ele e ele nem abriu o coração. Tem gente aqui que não tem dinheiro para pagar aluguel.”
O coordenador técnica da Secretaria de Habitação, Daniel Castro, afirmou que as invasões se tornaram um problema desde que a obra parou em 2010. “Quando foi detectado que orçamento era insuficiente para acabar as obras entramos em contato com a Caixa e Ministério das Cidades. Tentamos também uma migração para o programa Minha Casa Minha Vida e foi negado pelo Ministério das Cidades. Foi requerido devolução do dinheiro investido com correções e que Prefeitura terminasse obra com recursos próprios.”