Fonte: Hoje em Dia
Três pessoas ficaram feridas durante tentativa de reintegração de posse na manhã desta quarta-feira (15), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 30 famílias que teriam invadido um prédio da prefeitura entraram em confronto com a Guarda Muncipal. Houve muita confusão. Manifestantes chegaram a fechar a rua e queimar pneus em uma das principais avenidas da cidade. Testemunhas contaram que ouviram vários tiros, além de bombas e muita fumaça.
Um morador foi atingido por um tiro na perna e foi levado para o Hospital Municipal de Contagem. A assessoria de comunicação da Defesa Social informou que o tiro pode ter partido tanto do lado dos manifestantes quanto do lado dos policiais, o que ainda vai ser apurado. Já o policial ferido levou uma pedrada no rosto e o outro teve ferimentos nas mãos. Três pessoas foram presas por desacato e danos ao patrimônio, segundo a prefeitura.
A secretaria municipal de Defesa Social esclareceu que 50 guardas civis municipais foram até o bairro Maria Conceição para cumprir uma ordem judicial para reintegração de posse de terreno destinado ao Minha Casa, Minha Vida.
No final da manhã, moradores se reuniram com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Defesa Social e Governo. Como não houve acordo, um novo encontro foi marcado para esta quinta-feira (16).
Por meio de nota, a prefeitura de Contagem informou que “não procede, em hipótese alguma, a informação divulgada nas redes sociais de que o edifício em questão esteja abandonado. Os apartamentos fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida e os 32 futuros proprietários passaram por todas as fases do programa”. A prefeitura informou ainda que colocou uma equipe para que os cidadãos que invadiram o local sejam atendidos e inseridos nos programas habitacionais.