Fonte: G1 Santos e região

A cidade de Praia Grande registrou o melhor desempenho em lançamentos e em vendas de imóveis novos residenciais nos últimos três anos, na região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O crescimento no número de imóveis vendidos superou o da cidade de Santos, que se manteve na primeira posição por muitos anos.

Um levantamento realizado por Robert Michel Zarif, em parceria com o Departamento de Economia e Estatística do Secovi (Sindicato da Habitação), mostrou que entre julho de 2013 e junho de 2016, foram lançadas 15.413 unidades na Baixada Santista. No mesmo período, 9.413 unidades foram comercializadas, gerando uma oferta final de 6 mil novas habitações. O estudo contemplou as cidades de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente.

Praia Grande registrou 6.990 unidades lançadas nesse período, o maior número entre todas as cidades da região. Destas, 4.689 (67%) foram vendidas.  Na sequência, vieram Santos com 5.594 lançadas e 3.090 (55%) vendidas. Já Guarujá teve 2.254 unidades lançadas, sendo 1.282 (56%) vendidas. São Vicente registrou apenas 575 imóveis lançados e 352 (61%) vendidos.
Para o diretor regional do Secovi na Baixada Santista, Carlos Meschini, a cidade segue em um crescente há cerca de cinco anos. “Em Praia Grande, tem uma geografia que ajuda muito, áreas mais baratas, construções em conta, os preços ajudam e a condição de moradia fica melhor para o pessoal comprar. O prefeito é do ramo imobiliário e, por isso, tem a parte de incentivo do governo municipal”, diz.

Ainda segundo Meschini, houve também uma evolução na qualidade dos imóveis.  Hoje, eles possuem churrasqueiras, sacadas e áreas de lazer. Além disso, diferentemente de Santos, Praia Grande não sofreu tanto com a especulação do mercado.

Vendo esse crescimento no setor, a EZR Construtora, que nasceu na cidade, está expandido cada vez mais, ampliando suas instalações com uma nova sede, para atender melhor os seus clientes, que são sempre a prioridade para a empresa. A EZR acompanha cada detalhe desde a aquisição do terreno até a entrega das chaves para os moradores.

O residencial Santo Antônio 2, da EZR, por exemplo, contempla apartamentos de 1 e 2 dormitórios na Vila Mirim. São 150 metros do mar com uma vista maravilhosa, salão de festas, salão de jogos, terraço gourmet, piscina adulto e infantil, academia e brinquedoteca, e com o privilégio de todas as sacadas com vista mar, o que se encaixa exatamente na ideia de um melhor padrão de qualidade de condomínios.

Outro no mesmo estilo é o Residencial Terrace 2, localizado no canto do Forte. É um condomínio que possui apartamentos de 1 e 2 dormitórios, de 52 a 84m², com uma e duas vagas de garagem e varanda gourmet, área de lazer na cobertura com vista panorâmica e sol o dia todo. O prédio também tem piscinas adulto e infantil, sauna, salão de jogos, salão de festas, espaço gourmet e fitness.

Para Meschini, a expectativa é boa para os próximos anos no mercado imobiliário na Cidade.
“Uns cinco ou seis anos atrás, Praia Grande estava atrás de Santos, mas vinha logo atrás. Por isso, esse crescimento não é uma surpresa para nós. Praia Grande deu uma decolada. Nos próximos dois anos, com certeza isso vai continuar em frente ou, pelo menos, estável”, fala.