Fonte: OAB Rio Grande do Sul
Usucapião Extrajudicial e os reflexos do novo Código de Processo Civil no foro extrajudicial, esse foi o assunto do painel apresentado, na noite desta terça-feira (08), no auditório da OAB/RS. O evento, que ocorreu de forma presencial e em EaD, abordou a atuação do advogado e do tabelião na ação de usucapião extrajudicial no novo CPC.
O vice-presidente da OAB/RS, Luis Eduardo Amaro Pellizer, abriu o evento destacando a importância da qualificação do advogado. “O advogado preparado e qualificado é um profissional que possui destaque no mercado. E a ESA proporciona, por meio dos cursos, esse aperfeiçoamento que é tão relevante e atual para a advocacia”, frisou Pellizer.
A diretora de atividades culturais da ESA/RS, Karin Regina Rick Rosa, salientou que a intenção do evento foi “trazer a todos a visão do notário, do registrador, do advogado e da defensoria pública a respeito desse novo procedimento de desjudicialização que é concorrente com a competência do Poder Judiciário, disse.
O especialista em Direito Notarial e Registral, Luis Carlos Weizenmann, foi o primeiro palestrante a iniciar o painel com o tema Atuação do tabelião de notas no Usucapião Extrajudicial, logo em seguida foi a vez da diretora de atividades culturais da ESA/RS e assessora jurídica do Colégio Notarial do Brasil, Karin Regina Rick Rosa, a palestrar sobre a Atuação do advogado no procedimento de Usucapião Extrajudicial, e encerrando a noite, o registrador titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva, falou sobre Os reflexos do novo Código de Processo Civil no foro Extrajudicial.