Fonte: Ademi RJ
Plataforma que revolucionou a forma de projetar e executar obras, o BIM (Modelagem da Informação da Construção) trouxe transparência, agilidade, economia e eficiência à indústria da construção. E foi além, criando colaboração entre contratantes, projetistas, fornecedores e construtoras, evitando corrupção e outras irregularidades.
Entretanto, faltava estimular mais sua adoção pelo mercado e pelo governo, nas áreas de materiais de construção, contratação de empreendimentos, elaboração de projetos, execução de obras e realização de pesquisas. Para tanto, nada melhor que colocar holofotes sobre as realizações meritórias em BIM na cadeia produtiva, na esfera pública o na academia, e disseminá-las.
Nasceu assim o Prêmio de Excelência BIM Sinduscon-SP, que celebrou a primeira edição na semana passada, no encerramento do 7º Seminário Internacional BIM da entidade.
Especializada em estruturas de concreto, a França e Associados Projetos Estruturais foi premiada na categoria Projetista. A empresa capacitou-se a operar em BIM, desenvolveu plug-ins, templates e componentes, e reestruturou seu processo de trabalho, com integração de ferramentas e automatização da documentação.
Na categoria Construtor, venceu a CCDI (Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário), por obter rapidamente resultados em planejamento, documentação e desenho de processos antes da implementação do BIM, definir objetivos claros, realizar os investimentos adequados, integrar ferramentas de gestão no escritório e no canteiro e desenvolver métricas para aferir ganhos.
A Empreendimentos Imobiliários Santa Clara foi premiada na categoria Contratante, por apostar no BIM desde sua fundação e mostrar ser possível alcançar bons resultados, independentemente do porte do empreendimento, com correta estruturação de documentação, fluxos e contratos adequados.
Na categoria Fornecedor, a Pormade Portas de Madeiras Decorativas venceu pela inteligência embutida nos objetos de seus sistemas e pela informação disponibilizada nos componentes de sua biblioteca BIM.
O artigo “BIM aplicado ao projeto de formas de madeira em estrutura de concreto armado” valeu a premiação na categoria Academia aos seus autores, Regina Ruschel e Romeu Neiva, da Unicamp.
Compuseram o júri Claudionel Leite (ABDI), Laura Marcollini (Abramat), Míriam Castanho (Asbea), Dionvzio Klavdianos (CBIC), Matlo Espet (Fiesp), Marcos Velletri (Secovi -SP), Rogério Suzuki (SindusCon-SP), Serclo Kasazima (SKK Engenharia), Antonio Costa (IST-Portugal), Luciano Solibelman (USC-EUA) e Eduardo Toledo Santos (USP).
O troféu da premiação traz a figura emblemática do elefante, símbolo dos atributos do BIM: trabalho colaborativo, amplo processamento de informações, gestação acurada de projetos, sabedoria e determinação.