Os bairros mais procurados em Salvador para compra de imóveis são: Imbuí, Piatã, Itapuã e Brotas
“As imobiliárias estão facilitando bastante as vendas, com preços mais em conta e melhores condições de pagamento. Mas este é um ciclo que vai se encerrar em breve. A tendência é que ocorra uma reversão”, afirma.
Ele conta que a expectativa é de que a retomada do mercado comece a ter reflexos mais expressivos no início do primeiro trimestre de 2017. Assim, os preços dos imóveis podem voltar a crescer.
“Estamos otimistas, já que a economia começa a dar sinais de recuperação. No final do ano, as coisas tendem a dar uma parada, mas acredito que o ano que vem será melhor. Nós não temos condições de ficar mais um ano parados”, diz.
A aposentada Maria Santos é um exemplo de quem está do outro lado da cadeia e quer comprar um imóvel. Para realizar o sonho de envelhecer em um dos bairros mais bem localizados em termos de serviços na capital baiana, a Pituba, ela depende da venda de outro imóvel no Imbuí.
“A crise atrasou meus planos, mas espero que no próximo ano, com a tendência de melhorar o mercado, a gente consiga vender meu apartamento atual e comprar um outro na Pituba”, conta.
Ela também destaca as qualidades do bairro. “Como vivo sozinha e não dirijo, preciso morar perto de tudo: farmácia, padaria, clínicas. A Pituba é o local ideal”.
Para o presidente da Secovi-BA, uma das grandes vantagens de se investir em imóveis é a segurança de que, muito provavelmente, ele não irá se desvalorizar. “Com o patrimônio na mão, é difícil de perder dinheiro em imóveis. Este é um dos melhores investimentos”, conclui.
É importante, porém, tomar alguns cuidados na hora de fechar o negócio. Ele adverte que, antes da compra, o interessado deve realizar uma pesquisa sobre o imóvel e a respeito da empresa envolvida na venda para evitar, ao máximo, qualquer tipo de mal-entendido. Além disso, o comprador precisa ler atentamente o contrato e ter certeza de que toda a documentação está correta.
Bairros mais procurados se destacam pelos serviços
Segundo a pesquisa DMI-VivaReal, além da Pituba, os bairros mais procurados em Salvador para compra de imóveis são: Imbuí, Piatã, Itapuã e Brotas. Para Aline Borbalan, diretora de Inteligência de Mercado do VivaReal, os locais são priorizados por serem mais completos. “Estes bairros são os mais desejados pela oferta de serviços, comércio, estrutura bem estabelecida e apropriada para o desenvolvimento do mercado imobiliário”, conta.
Ela afirma que, mesmo para quem ainda não tem poder aquisitivo para morar nestes bairros, eles são um objeto de desejo. “O consumidor é sempre motivado pela questão de acessibilidade e qualidade de vida”. Outra característica destacada pela diretora é a proximidade de alguns desses bairros com as praias. “A relação com o turismo eleva a intenção de morar nesses lugares”, conclui.
Demanda por compra mantém crescimento
Desde fevereiro de 2016, a demanda por imóveis para compra voltou a superar a do aluguel. Entre novembro de 2015 e o segundo mês deste ano, as procuras registraram números muito próximos.
Em setembro de 2016, 61,8% dos consumidores buscaram imóveis para compra, enquanto que 38,2% deram preferência aos disponíveis para aluguel. “A diferença entre a procura por locação e compra aumentou após um período singularmente histórico de equilíbrio.
Apesar disso, permanece mais próximo que em outros momentos do passado de Salvador e esse é um efeito que também observamos em todo o Brasil diante do atual cenário econômico”, comenta o executivo-chefe de operações do VivaReal, Lucas Vargas.