Para muitos, graças a Deus, 2015 terminou e com o novo ano, as projeções são animadoras. Pelo menos, para o mercado imobiliário. Um indício desta perspectiva é que, em 2016, a Caixa Econômica Federal irá priorizar os financiamentos de imóveis de até R$ 225 mil. Para viabilizar estas linhas de crédito, a instituição pretende utilizar os depósitos das contas vinculadas do FGTS, conforme informações da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH).
De acordo com o presidente da Associação, Lúcio Delfino, a notícia é boa porque as taxas de juros dos recursos do Fundo de Garantia são menores, o que pode incentivar a venda de imóveis nessa faixa de preço. “Por outro lado, é bom lembrar que a Caixa atualmente financia somente 50% do preço da unidade, se se tratar de imóvel usado. A exceção é somente para trabalhadores com carteira assinada e com mais de três anos de adesão do FGTS. Nestas hipóteses, o financiamento atual pode chegar a 80% do preço da compra e venda”, conta.
De qualquer forma, ainda não foram definidas as novas regras dessa linha de crédito, em especial a taxa de juros que será utilizada. “Sem esses dados, não é possível saber ainda quanto isso poderá ser vantajoso para quem pretende adquirir a casa própria em 2016. De qualquer forma, embora o mar não esteja para peixe, são iniciativas como esta que podem fazer com que 2016 volte a ser um ano positivo para o mercado imobiliário, analisa Lúcio Delfino.