A aquisição da casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, é necessário ficar atento a todos os gastos que envolvem a compra de um imóvel antes de assinar o contrato
Planejar evita que a compra da casa própria vire um problema de difícil solução, é preciso buscar informações sobre todas as despesas envolvidas na aquisição. Aí entram até mesmo gastos com a mudança para o imóvel, reformas e impostos. Especialista da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) aponta os principais cuidados a serem tomados a fim de se precaver acerca de surpresas desagradáveis nesse importante momento da vida.
Segundo o presidente da ABMH, Lúcio Delfino, a primeira preocupação de quem vai financiar a compra de um imóvel é o valor da prestação. “A dúvida é tão comum, que a Caixa Econômica Federal – principal operadora do Sistema Financeiro da Habitação no país – disponibiliza em seu site um simulador para que o candidato possa ter uma ideia de quanto vai pagar pela parcela do financiamento imobiliário, levando em conta o prazo do financiamento, o montante financiado, o valor do imóvel, sua renda e idade”, aponta.
A primeira impressão é a de que ter acesso ao financiamento imobiliário e realizar o sonho da casa própria é relativamente simples. No entanto, obter o crédito é apenas uma das etapas e custos relativos à compra da casa própria, como alerta Delfino. “O simulador da Caixa e os milhares de corretores de imóveis espalhados pelo Brasil são grandes defensores desta tese. Realmente, tomar um financiamento imobiliário não é um desafio inalcançável – pelo contrário, o crédito habitacional é acessível a grande parte da população. Desde que o interessado possa comprovar renda mensal e tenha o valor mínimo da entrada, é possível financiar um imóvel em praticamente qualquer cidade brasileira.”
No entanto, além do valor a ser pago de entrada, o futuro mutuário deve ter em mente que terá vários outros gastos com a compra. Em primeiro lugar, se o imóvel a ser adquirido está na planta, ou em construção, é preciso ficar atento ao reajuste do saldo a ser pago no momento da entrega das chaves, o chamado saldo a financiar ou parcela das chaves. “Esse reajuste, em geral, é feito com base no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e varia mensalmente. Dessa forma, se o imóvel for entregue dois anos após a compra, o saldo a financiar (ou parcela das chaves) será reajustado pelo INCC acumulado nesse período, desde a assinatura do contrato com a incorporador/construtora, até a assinatura do contrato de financiamento imobiliário (com o banco)”, completa o presidente da ABMH.
O comprador também é responsável pelo pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), despesas com a aprovação e elaboração do contrato de financiamento imobiliário, certidões negativas e registro do contrato no cartório de registro de imóveis, como acrescenta Delfino. “O que totaliza um valor que corresponde de 4 a 5% do preço do imóvel. Esses são os custos com a parte burocrática”, explica.
Mas não é só! Fora a entrada, o reajuste do INCC (para imóveis em construção) e a parte da documentação, o candidato à casa própria terá gastos com mudança, móveis, iluminação, reforma ou acabamento do imóvel, dependendo do caso. “Além disso, débitos com IPTU, condomínio, consumo de água, gás e energia elétrica acompanham o imóvel após a venda. Então, é importante ter certeza de que a unidade não possui débitos”, finaliza Lúcio Delfino.
Confira alguns cuidados a serem tomados antes de fechar a compra e que ajudam a evitar muitos problemas:
Imóveis prontos
• Faça uma vistoria minuciosa no imóvel e nas áreas comuns do condomínio, se possível, acompanhado de um profissional habilitado, averiguando o estado de conservação, a metragem, e o material de acabamento utilizados.
• Exija que conste no contrato todos os bens móveis que fazem parte da compra e venda, tais como, armários embutidos, iluminação etc.
• Solicite certidões negativas de débitos de IPTU, condomínio, consumo de energia elétrica, água e gás.
Imóveis em construção
• Peça uma cópia do registro da incorporação imobiliária e da convenção condominial.
• Solicite uma cópia do memorial descritivo da obra, com o detalhamento do material de acabamento que será utilizado.
• Guarde todo o material publicitário, contratos e demais documentos relacionados ao empreendimento.